EM BREVE
CLACULADOR CO2
Para um aquecimento mais eficiente e sustentável
Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - Promoção da Sustentabilidade
A SUSPENDED (Powercategory Lda. conta com o apoio do PRR da UE para o desenvolvimento de uma Calculator de C02 que permite que o consumidor calcule a potência térmica necessária na sua habitação e através de dados relevantes em termos de emissões de C02 e eficiência lhe permita optar uma solução mais sustentável e eficiente-
Este projecto alinha-se com os objectivos do PRR, que visam promover a sustentabilidade ambiental, reduzir as emissões de carbono e impulsionar a economia verde.
Esta dimensão, composta por 7 Componentes, resulta do compromisso e contributo de Portugal para as metas climáticas que permitirão o alcance da neutralidade carbónica até 2050.
Sensibilizar a população sobre a urgência das questões climáticas, explicar as mudanças necessárias nos padrões de consumo e produção, bem como destacar a o contributo do PRR para a preservação do meio ambiente. A comunicação eficaz também pode mobilizar o apoio público para a transição para fontes de energia mais limpas e práticas sustentáveis.
No âmbito da Dimensão da Transição Climática do PRR a SUSPENDED (Powercategory Lda.) encontra-se a desenvolver um projeto de Calculador CO2 de equipamentos aquecimento.
O calculador em desenvolvimento pretende informar o consumidor dos aspectos nocivos em termos climáticos decorrentes da utilização de sistemas de aquecimento convencionais de alto impacto ambiental a nível de emissões de CO2 através de um calculador a ser disponibilizado no site da empresa que permite realizar o cálculo de forma simples e prática. Visa impulsionar a comercialização dos produtos produzidos e comercializados pela empresa enquanto produtos sustentáveis e ecológicos de impacto relevante para a transição climática. Os sistemas de aquecimento produzidos e comercializados pela empresa apresentam uma forte perspectiva de escalabilidade por serem um aspecto fundamental no desenvolvimento de uma arquitetura mais sustentável e eficiente, baseado na promoção da eficiência energética e na contribuição para a conservação do meio ambiente com recurso à utilização de combustíveis ecológicos derivados da fermentação de plantas (bioetanol). Em Portugal, estima-se que cerca de 390000 toneladas / ano de madeira sejam queimadas nas lareiras. Resultados do projecto europeu CARBOSOL revelaram que a queima doméstica de biomassa tem uma contribuição importante para a carga de aerossol em zonas urbanas e rurais europeias, principalmente durante a época de Inverno, podendo contribuir para até 80% da massa de PM atmosférica. Segundo os Censos 2018, do Instituto Nacional de Estatística (INE), existiam à data 1097717 fogos com lareiras, ou seja, cerca de 32% do total de alojamentos do país.
A promoção da informação junto do consumidor através do calculador a disponibilizar no site da empresa, leva a que o consumidor mais informado, opte por uma solução mais ecológica. Uma vez que as soluções de aquecimento a bioetanol comercializadas pela empresa são produtos autónomos sem necessidade de instalação a transição para um aquecimento mais ecológico e sustentável é simples e imediata, traduzindo-se num contributo essencial para a transição climática.